"ERA UMA VEZ... UM SONHO...

"ERA UMA VEZ... UM SONHO...

... o sonho de manter acessa a chama vibrante, intensa e colorida da infância. Um tempo marcado pelo encantamento da atmosférica onírica que rege a primeira e mais importante fase de nossas vidas. Uma época singular, rica, pessoal e intransferível..." Pedagogia do Amor (Gabriel Chalita)

Ser professor é...

Ser professor é... Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou... Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original... Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender... Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado. Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo". Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...

domingo, 13 de março de 2011

A MENINA QUE ODIAVA LIVROS

Este vídeo conta a história de Nina, uma menina que não gostava de ler, mas que, ao se deparar com o rico universo da leitura, descobre entusiasmada uma nova e fascinante realidade.
Como instrumento motivacional, um conto infantil animado, pode incentivar os mais jovens ou não alfabetizados. Pode ser usado também como material para discussão em sala de aula, para qualquer grupo etário ou nível de aprendizado.
Os educadores ou pais, pode sugerir que ao assistir o vídeo, o aluno ou filho, descreva com suas palavras aquilo que concluiu, suas primeiras impressões, o que entendeu e que lhe interessou. É importante saber que, nunca se pergunta a criança o que ela aprendeu com a exibição de um filme, pois isso é inadequado, inapropriado, um equívoco da parte de alguns educadores.
Não se aprende vendo ou assistindo alguma coisa, mas, ao assistir ou presenciar, o espectador apenas recebe informações que poderão ampliar seu universo opinativo, seu repertório para julgamento e melhor avaliação das coisas à sua volta.
Só a partir disso, com o tempo, com a aplicação das instruções recebidas ou percebidas, no seu dia a dia, poderá então transformar isso em experiência pessoal, reestruturando inclusive seu comportamento. Cumpridas estas etapas o aprendizado estará então caracterizado e incorporado à sua personalidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Ser professor é encarar uma situação nova a cada da e transformá-la em uma realização bem-sucedida."