"ERA UMA VEZ... UM SONHO...

"ERA UMA VEZ... UM SONHO...

... o sonho de manter acessa a chama vibrante, intensa e colorida da infância. Um tempo marcado pelo encantamento da atmosférica onírica que rege a primeira e mais importante fase de nossas vidas. Uma época singular, rica, pessoal e intransferível..." Pedagogia do Amor (Gabriel Chalita)

Ser professor é...

Ser professor é... Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou... Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original... Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender... Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado. Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo". Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...

quarta-feira, 16 de março de 2011

História

A Passeata da Emília

           - Dona Dora, aqui é a diretora da escola da Emília.
           - Ai, meu Deus! O que foi que a minha filha aprontou?
           - Calma, dona Dora, ela não aprontou nada muuuuiiito grave! Ela é uma das melhores alunas da sua classe.
           - Então, o que aconteceu? Ela se machucou?
           - Não, dona Dora. Ela... Calma, dona Dora, eu explico. É que ela começou uma passeata aqui na escola, ela está reivindicando aula nas férias de julho e de fim de ano!
           - O quê?! A Emília quer ter aula nas férias também?
           - Pois é! ela até já conveceu alguns coleguinhas! estão começando uma passeata. Será que a senhora poderia vir aqui?
           Meia hora depois:
           - Emília, minha filha! Emília...
           - Queremos aulas nas férias! Queremos aulas nas férias! Queremos aulas nas férias! Queremos aulas nas férias! Mãe, eu tô ocupada!
           - Emília, para, Emília!
           - Mãe, tô ocupada! Não tá vendo? Queremos aulas nas férias!
           - Me obedece, hein?! Senão eu vou tomar uma providência.
           - Mãe, tô ocupada! Queremos aula nas férias! queremos...

           - Foi você quem pediu. (Cócegas.) Acorda já! (Mas cócegas.) Vamos acorda menina! (Mas cócegas.)
           - Para, manhê. Hã! Eu tava sonhando?!
           - Estava. e no primeiro dia das férias! A Aninha e a Juju estão lá fora te esperando pra brincar. Vamos, levanta.

           - Aula nas férias?! Nem em sonho!

                                                                               Tereza Yamashita e Luiz Bras
     

O retorno ao ano letivo sempre traz muitas novidades. Como devem ter sido as férias de seus alunos? Aproveite o gancho desta histótia para descontrair a turma, conhecer melhor os estudantes e, digamos, "quebrar o gelo".
O que fizeram nos dias de folga? Sempre há algo novo para contar. Uma viagem, uma brincadeira diferente, hospedagens na casa de parentes e até algum programa de televisão que ainda não tinham visto por falta de tempo.
Pois a proposta aqui é reunir todas essas informaçãos em um clássico escolar: a redação. sim, por que não?! Você, professor, deve avisar aos navegantes que o objetivo da atividade está longe de qualquer proposta de avaliá-los. O propósito é apenas o de dividir entre eles os momentos mais marcantes de um período que costuma ser muito agradável.
Para inspirá-los, comece conversando com eles sobre os dias de descanso de maneira muito informal. Você vai ver que um assunto puxa o outro e as novidades vão surgindo. Quando o clima estiver bastante descontraído, proponha que organizem as ideias no papel da seguinte forma:
1 - Uma introdução, apresentando o fato mais marcante das férias. É a hora de dizer rapidamente o que aconteceu, quando de que maneira, onde e por quê.
2 - Logo em seguida, podem desenvolver cada um dos pontos apresentados na introdução, contextualizando, isto é, fornecendo mais detalhes sobre o(s) evento(s) em questão.
3 - Por fim, é hora d4e concluir, expressando o que o(s) fato(s) relatado(s) significou(aram) para eles.
Mantenha a descontração enquanto eles escrevem para que as lembranças fluam sem a pressão de uma produção que os coloquem em prova. O objetivo aqui não é nem que você, professor, recolha o material. Seria interessante que, depois que todos terminassem, fosse feito um troca-troca dos textos. Cada um leria a redação de outro amigo e a turma, com base no bate-papo inicial, tentaria identificar a quem aquela produção pertence. Vamos lá?!

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"Ser professor é encarar uma situação nova a cada da e transformá-la em uma realização bem-sucedida."