"ERA UMA VEZ... UM SONHO...

"ERA UMA VEZ... UM SONHO...

... o sonho de manter acessa a chama vibrante, intensa e colorida da infância. Um tempo marcado pelo encantamento da atmosférica onírica que rege a primeira e mais importante fase de nossas vidas. Uma época singular, rica, pessoal e intransferível..." Pedagogia do Amor (Gabriel Chalita)

Ser professor é...

Ser professor é... Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou... Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original... Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender... Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado. Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo". Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...

quinta-feira, 10 de março de 2011

Atividades para Páscoa

Projeto Páscoa

Cronograma: __ /__ à __/__/____.

Apresentação
Esse projeto tem a finalidade de desenvolver atividades que promovam a aprendizagem dos alunos desta instituição, enfocando o significado da páscoa, realizando assim, um dia de preparação e comemoração entre alunos, professores e demais funcionários desta instituição.

Justificativa
A páscoa vem chegando, as crianças vão começando a pensar em ovos de chocolate, em coelhinhos, em doces... Mas Páscoa quer dizer começo de uma vida nova. Contam que há muitos anos atrás, na época da Páscoa, os povos europeus faziam festa para agradecer a terra pelas colheitas.
Com o passar do tempo, a comemoração da Páscoa foi se transformando. Os ovos e os coelhinhos passaram a ser símbolos da Páscoa. O ovo é o começo de uma vida nova. O coelhinho é um animal que tem muitos filhotes. Por isso, ele é o símbolo da fertilidade. A fertilidade refere-se, também, à terra fértil e boa para as plantas e para os alimentos.
Decidimos desenvolver este projeto nesta escola, por acharmos bastante necessário relembrar com os nossos alunos os momentos em que Jesus sofreu tanto, para a partir daí refletirmos sobre como podemos fazer para conviver harmoniosamente e em paz com o próximo, fortalecendo sempre os valores como: respeito, amor, obediência, dignidade, solidariedade, fé em Deus e principalmente conscientizá-los sobre o verdadeiro sentido da Páscoa.

Temas Transversais:
Ética, pluralidade cultural e cidadania, meio ambiente, saúde e religião.

Objetivos Gerais:
·         Comemorar o dia da Páscoa, ressaltando a importância de se compreender o sentido da Páscoa e seus símbolos;
·         Estimular em nossos alunos o respeito, o amor, a cooperação, a integração e a aceitabilidade à diversidade cultural das pessoas que convivem conosco no nosso dia-a-dia.
·         Resgatar junto aos alunos o verdadeiro significado da Páscoa: que é a ressurreição de Jesus Cristo, ou seja, a vida nova a todos os homens e os valores morais.

Objetivos Específicos:
·         Enriquecer o vocabulário e a segurança nos movimentos corporais;
·         Aprimorar a criatividade e expressar-se por meio da música;
·         Conhecer símbolos pascais e seus significados;
·         Adquirir o gosto pela arte, por meio das atividades propostas;
·         Promover a interação entre os alunos e demonstrar a eles o verdadeiro significado da Páscoa e dos símbolos pascais;
·         Desenvolver a socialização e a religiosidade entre os alunos e a comunidade;
·         Demonstrar aos alunos como viver a verdadeira Páscoa do Senhor através da paz, do amor, respeito, solidariedade, compreensão, justiça, esperança, união, confiança em Jesus (fé).

Ações e procedimentos
            Este projeto será desenvolvido de modo interdisciplinar a fim de desenvolver nos alunos o respeito, o amor, a paz, a solidariedade, o senso de justiça, a integração, a aceitabilidade à diversidade cultural.
-          Rodinhas de conversa e pesquisas sobre a Páscoa: significado, símbolos e valores morais;
-          Atividades na sala de aula como: pintura, recorte e montagem;
-          Confecção de máscaras, cartazes e murais;
-          Cantar músicas relacionadas ao tema;
-          Pintura no rosto com tinta guache;
-          DVD musical e de desenhos;
-          Apresentações como: teatro, músicas, jogral entre outros;
-          Entrega de lembrancinhas e ovos de Páscoa.

Recursos
- humanos;
- E.V.A.
- Cartolina para as máscaras;
- Papel grafite;
- Pincéis;
- Tinta guache;
- Chamex;
- Lápis de cor;
- Giz de cera;
- Pincel de pêlo;
- Músicas;
- Som/Cd/DVD;
- Símbolos pascais;

Avaliação:
            Dar-se-á por meio da observação cuidadosa dos professores registrando o interesse, a participação e o desenvolvimento individual e coletivo das crianças durante a realização das atividades.

Atividades


































Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Ser professor é encarar uma situação nova a cada da e transformá-la em uma realização bem-sucedida."