"ERA UMA VEZ... UM SONHO...

"ERA UMA VEZ... UM SONHO...

... o sonho de manter acessa a chama vibrante, intensa e colorida da infância. Um tempo marcado pelo encantamento da atmosférica onírica que rege a primeira e mais importante fase de nossas vidas. Uma época singular, rica, pessoal e intransferível..." Pedagogia do Amor (Gabriel Chalita)

Ser professor é...

Ser professor é... Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou... Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original... Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender... Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado. Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo". Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...

Projetos Pedagógicos


Os Projetos postados foram elaborados e/ou adaptados por mim, exceto o Projeto Família e Escola Berço da Sociedade.
 

Projeto Carnaval

Cronograma: __/__ à __/__/____.
Justificativa:
            Desde pequenas, as crianças aprendem muito, sobre o mundo, fazendo perguntas e ouvindo fatos e histórias dos seus familiares, amigos até mesmo assistindo TV, vídeos e ou foliando e apreciando revistas e jornais. Vivenciam também experiências e interagem num contexto de: conceitos, gostos e costumes formando suas idéias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca.
            Através deste pensamento será trabalhado o tema "O Carnaval", de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.

Objetivo geral:
  • Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.

Objetivos específicos:
  • Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
  • Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
  • Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
  • Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
  • Sensibilizar as crianças no sentido dos perigos causados pelo consumo de drogas ilícitas;
  • Desenvolver o gosto pela leitura;
  • Trabalhar o raciocínio e a memória;
  • Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
  • Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
  • Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
  • Estimular o ritmo;
  • Despertar e educar a atenção e a observação;
  • Proporcionar liberdade de auto-expressão;
  • Possibilitar habilidades com as mãos; desenvolver o espírito criador;
  • Estabelecer relações de quantidade/cor, quantidade total e formas;
  • Trabalhar com seqüência de numeração;
  • Desenvolver a percepção usual do número;
  • Trabalhar com psicomotricidade;
  • Estabelecer regras para o jogo.
Estratégias:
- Rodinhas de conversa
-         Músicas e danças;
-         Poemas e parlendas;
-         Pesquisas e murais informativos;
-         Desenho e pintura;
-         Brincadeiras infantis;
-         Jogos diversos;
-         Recorte e colagem;
-         Literatura infantil;
-         Vídeos e Cds;
-         Fantoches;
-         Máscaras;
-         Atividades explorando a escrita de letras e números.

Desenvolvimento (sugestões):
1º Dia - Em uma roda de conversa perguntar para as crianças o que é o carnaval. Anotar suas impressões em um grande cartaz e pedir que façam desenhos sobre o tema.
Obs.: Com crianças do Ensino Fundamental, vale a pena entrar nas questões relacionadas à origem e sua relação com a religião, ao uso e bebidas alcoólicas e outras drogas prejudiciais à saúde. Com os alunos da Educação Infantil podemos ficar apenas com os símbolos.

2º Dia - Trazer imagens do carnaval de diversas partes do Brasil e do mundo, discutir suas diferenças e semelhanças, comparar com as informações colhidas no dia anterior. O trabalho poderá ser enriquecido com os respectivos estilos musicais.

3º Dia - Construir material referente ao tema para exposição como: decoração da escola e uso das crianças, murais informativos entre outros.

4º Dia – Para a Educação Infantil Confecção de fantasias como: máscaras. Para o Ensino Fundamental conclusão do material para exposição.

5º Dia – Para a Educação Infantil: Festa com direito a muita música. As crianças deverão estar trajadas normalmente e irão utilizar as fantasias: máscaras, confeccionadas por elas. Para o Ensino Fundamental: festa e exposição com o material construído.

Recursos
-         Humanos
-         Rodinhas de conversa
-         Papel grafite, cartolina, papel cartão
-         Pincel
-         Som/CD
-         Tinta guache
-         Pincel de pêlo
-         entre outros

Avaliação:
            A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.
 

Projeto Leitor Nota 10

Cronograma: será desenvolvido durante o ano letivo/____
Apresentação
            Há coisas no mundo que não vemos, mas existem. São coisas que lemos. É preciso ler para que elas apareçam. Se não lemos, todas estas coisas que estão guardadas nos livros não aparecem para nós.
            O Projeto Leitor Nota 10 visa implantar o hábito da leitura escrita e operações fundamentais aos alunos dos 2º, 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal João Manoel da Silva. Com o objetivo de promover o avanço no processo de ensino aprendizagem dos mesmos.

Justificativa
            Observando o mundo contemporâneo é fácil perceber que o conhecimento é a moeda da globalização. Diante deste fato, faz-se necessário resgatar hábitos de estudos e leitura, que muitas vezes, nossos alunos perderam.
            A leitura deve ser experimentada não como um castigo ou obrigação, mas como prazer de conhecer uma infinidade de coisas e deixar transformar, transportar, vivenciar o que se lê. Percebemos que as histórias literárias trazem muito conhecimento, informando e divertindo. Funcionando assim como um facilitador no processo ensino-aprendizagem.
            O uso contínuo da Biblioteca como espaço do saber efetivará o desenvolvimento de habilidades e competências em nossos alunos envolvendo-os em um ambiente propício ao desenvolvimento da leitura e escrita. Pois, percebemos que suas famílias não dispõem ou pelo menos não oferecem recursos para que o dia dessas crianças esteja repleto de materiais que incentivem a leitura e a escrita, ficando assim uma responsabilidade maior sobre a escola que é a de conduzir a criança para que ela descubra o prazer de lê e a funcionalidade de escrever.
            Para tanto, usaremos a biblioteca como espaço para a prática da leitura, manuseio de livros, atividades extraclasse entre outros.

Objetivo geral
  • Despertar nas crianças o gosto pela leitura, dando significado aos códigos escritos e fazendo relação com suas necessidades diárias.

Objetivos específicos
  • Compreender e assimilar histórias ouvidas e lidas;
  • Despertar o gosto pela leitura;
  • Interpretar de forma oral, escrita ou dramatizada a leitura dos livros;
  • Desenvolver a capacidade de conto e reconto também as competências e habilidades de forma satisfatória com a ajuda dos livros literários.
  • Valorizar livros literários tendo cuidado e atenção ao pegá-los na biblioteca;
  • Expressar oralmente as idéias e ouvir com atenção e respeito ao outro;
  • Apreciar o trabalho coletivo na leitura, escrita e sentenças matemáticas.

Procedimentos
            Com a finalidade de sanarmos as dificuldades com leitura e escrita em nosso alunado desenvolvemos este projeto através de:
-          Leitura individual e coletiva com empréstimo de livros para lerem em casa;
-          Escolha do aluno que leu mais livros para premiá-lo com certificados de leitor nota 10, bombons, lembrancinhas;
-          Para verificar se os alunos estão realmente lendo os livros escolhidos pediremos que façam o reconto do livro para a turma sem antecipar que será o aluno escolhido para a leitura;
-          Dramatizar histórias que julgarem interessantes para apresentarem a toda escola.

Recursos
-          Humanos
-          Livros literários
-          Espaço físico da sala e biblioteca
-          Premiações (bombons, certificados e outros).

Avaliação
            Será realizada durante a execução das atividades programadas por meio da participação, do interesse de cada aluno e também na abordagem que será feita para a averiguação se o aluno realmente fez a leitura do livro escolhido.
 

Projeto Família e Escola Berço da Sociedade

Cronograma: Será desenvolvido durante todo o ano letivo/2010
 Apresentação
            A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.             A família é efetivamente o primeiro agente de socialização da criança, mas, não é o único, pr isso se faz necessário a junção escola e família. É sabido que para transformar a escola em uma comunidade de aprendizagem implica em trazer a família para o cotidiano escolar.
Justificativa
            Por vários motivos (falta de tempo por ambos terem que trabalhar), os pais colocam seu filho cada vez mais cedo na escola e delegam seu papel de primeiro educador à escola. No livro “Professora sim, Tia não”, Paulo Freire tenta resgatar o verdadeiro papel da escola. Ser Professor (a) é muito mais do que ser babá ou substituto dos pais. Educar é muito mais que ensinar boas maneiras, ler e escrever. É criar consciência crítica e formar um cidadão em cada um de seus alunos. Mesmo com pouco tempo pequenas coisas podem ser feitas, porém muito importantes. É extremamente gratificante para a criança ver seus pais na escola.    A falta de envolvimento de comprometimento da família na educação dos filhos tem dificultado o aprendizado dos mesmos. Sendo a escola e a família os principais responsáveis pela educação, para tanto se espera uma parceria entre ambas.
           Trazer a família para que compreenda a missão e a proposta pedagógica escolar conhecendo assim formas para a educação dos filhos, que é o anseio desta unidade escolar.

Objetivos
·         Verificar a influência que a presença familiar terá na vida escolar do alunado;
·         Converter a escola em um ambiente prazeroso onde a família se comprometerá com a educação dos filhos, tornando a escola um verdadeiro agente de transformação social;
·         Estimular nos pais o senso de Cooperatividade, colaborando e participando da vida educacional do educando;
·         Tornar a escola um ambiente pedagógico completo;

Metodologia
            Os pais terão a oportunidade de conhecer o projeto na primeira semana de fevereiro. Durante todos os meses teremos uma participação familiar na sala de aula, uma vez por semana teremos uma mãe (responsável) na sala fazendo o curtindo a leitura. Uma vez por mês teremos um responsável para ensinar uma nova brincadeira na recreação, e uma vez por bimestre teremos uma mãe nos ensinando e fazendo uma receita em sala de aula.                                                                  
            No mês de maio os alunos do farão uma apresentação homenageando todas as mães. No mês de outubro especificamente na semana da criança as mães serão convidadas a participar da aula juntamente com o filho.

Recursos
Pais;    
Ingredientes para as receitas;  
Textos                                                                                                                                 Jornais e revistas;                                                                                                                          
Câmeras fotográficas e filmadora;    
 Forno elétrico;                                                     

Avaliação
            A avaliação será continua a cada apresentação, esperando um maior comprometimento da família na vida escolar dos filhos.

Bibliografia
Nova Escola

Considerações Finais
            Haver uma aliança entre pais e professores é altamente produtivo e eficaz. Ambos devem agir em conjunto. A própria escola tem de mostrar coesão e transparência, trabalhando em equipe, entre si, e em relação à família de seus alunos.
Sempre acredito que o mais forte e amadurecido abrirá a porta da liberdade e da conscientização. Que a Escola pode dar o primeiro passo, pela própria base de formação da qual é portadora. 
            Mesmo com pouco tempo, pequenas coisas podem ser feitas, porém muito importantes. É extremamente gratificante para a criança quando os pais se interessam pelo seu progresso na escola. Estas são algumas idéias que tivemos, assim que forem surgindo outras iremos adaptando.
Fonte: Este Projeto foi elaborado e executado pela Prof.ª  Elcilene A. Fonseca.


Projeto Poesia na Ponta do Lápis

Cronograma: Será desenvolvido durante todo o ano letivo de 20__
Apresentação
Tudo o que existe é poesia. Quando estamos apreciando uma obra de Claude Monet, Antonio Francisco Lisboa (Aleijadinho) Pablo Picasso, Van Gogh... estamos apreciando uma poesia. Quando ouvimos uma música de Raul Seixas, Roberto Carlos, Michael Jackson, Madona, Renato Russo, Pavarotti, John Lenon, Pe. Zezinho, o gospel de Aline Barros... ouvimos uma poesia.Quando vamos ao teatro, deveríamos dizer: vamos assistir uma poesia. A oração do pai nosso também é uma poesia, a fotossíntese é uma poesia natural pura. Quando os átomos de hidrogênio e Oxigênio se unem originando uma molécula de água realiza uma poesia. Quando rimamos versos, realizamos uma “forma” de poesia....

Justificativa

Este projeto tem a pretensão de criar uma atmosfera lírica em sala de aula oportunizando aos alunos conhecer e apreciar a poesia, como também desenvolver atitudes de sensibilidade mediada pela leitura de poesia, pois o convívio com poemas possibilita a formação de um repertório de leitor e de poesia de quem aprecia a obra do outro e de quem faz a obra.

Objetivo Geral

  • Despertar nas crianças o gosto pela leitura, dando significado aos códigos escritos e fazendo relação com suas necessidades diárias;
  • Identificar a estrutura dos textos poéticos.

Objetivos Específicos:
  • Apreciar poesias;
  • Desenvolver atitudes de sensibilidade mediada pela leitura de poesia;
  • Compreender e assimilar histórias ouvidas e lidas;
  • Despertar o gosto pela poesia;
  • Interpretar de forma oral, escrita ou dramatizada os poemas lidos;
  • Desenvolver a capacidade de criação como também as competências e habilidades de forma satisfatória com a ajuda das poesias literários;
  • Expressar oralmente as idéias e ouvir com atenção e respeito ao outro.

Estratégias:
- Serão trabalhados oficinas de textos de poesias durante todo o ano letivo;
- Rodinhas de conversa

- Pesquisas e murais informativos;
-
Literatura infantil;
- Declamações de poesias.

Culminância

            O projeto será desenvolvido durante todo o ano letivo, onde serão trabalhadas as oficinas propostas. E a cada bimestre serão realizadas as apresentações das atividades realizadas em sala de aula como: declamação de poesias, jogral, entre outros.
1º bimestre: __/__/20__
2º bimestre: __/__/20__
3º bimestre:
4º bimestre

Avaliação

            Será realizado durante a execução das atividades programas por meio da observação, da participação, do interesse de cada aluno.

Recursos

-          Humanos
-          Livros literários
-          Espaço físico da sala e biblioteca
 


Projeto Páscoa



Cronograma: __ /__ à __/__/____.


Apresentação:
            Esse projeto tem a finalidade de desenvolver atividades que promovam a aprendizagem dos alunos desta instituição, enfocando o significado da páscoa, realizando assim, um dia de preparação e comemoração entre alunos, professores e demais funcionários desta instituição.
Justificativa:
A páscoa vem chegando, as crianças vão começando a pensar em ovos de chocolate, em coelhinhos, em doces... Mas Páscoa quer dizer começo de uma vida nova. Contam que há muitos anos atrás, na época da Páscoa, os povos europeus faziam festa para agradecer a terra pelas colheitas.
Com o passar do tempo, a comemoração da Páscoa foi se transformando. Os ovos e os coelhinhos passaram a ser símbolos da Páscoa. O ovo é o começo de uma vida nova. O coelhinho é um animal que tem muitos filhotes. Por isso, ele é o símbolo da fertilidade. A fertilidade refere-se, também, à terra fértil e boa para as plantas e para os alimentos.
Decidimos desenvolver este projeto nesta escola, por acharmos bastante necessário relembrar com os nossos alunos os momentos em que Jesus sofreu tanto, para a partir daí refletirmos sobre como podemos fazer para conviver harmoniosamente e em paz com o próximo, fortalecendo sempre os valores como: respeito, amor, obediência, dignidade, solidariedade, fé em Deus e principalmente conscientizá-los sobre o verdadeiro sentido da Páscoa.

Temas Transversais:
Ética, pluralidade cultural e cidadania, meio ambiente, saúde e religião.

Objetivos Gerais:
·         Comemorar o dia da Páscoa, ressaltando a importância de se compreender o sentido da Páscoa e seus símbolos;
·         Estimular em nossos alunos o respeito, o amor, a cooperação, a integração e a aceitabilidade à diversidade cultural das pessoas que convivem conosco no nosso dia-a-dia.
·         Resgatar junto aos alunos o verdadeiro significado da Páscoa: que é a ressurreição de Jesus Cristo, ou seja, a vida nova a todos os homens e os valores morais.
Objetivos Específicos:
·         Enriquecer o vocabulário e a segurança nos movimentos corporais;
·         Aprimorar a criatividade e expressar-se por meio da música;
·         Conhecer símbolos pascais e seus significados;
·         Adquirir o gosto pela arte, por meio das atividades propostas;
·         Promover a interação entre os alunos e demonstrar a eles o verdadeiro significado da Páscoa e dos símbolos pascais;
·         Desenvolver a socialização e a religiosidade entre os alunos e a comunidade;
·         Demonstrar aos alunos como viver a verdadeira Páscoa do Senhor através da paz, do amor, respeito, solidariedade, compreensão, justiça, esperança, união, confiança em Jesus (fé).

Ações e procedimentos
            Este projeto será desenvolvido de modo interdisciplinar a fim de desenvolver nos alunos o respeito, o amor, a paz, a solidariedade, o senso de justiça, a integração, a aceitabilidade à diversidade cultural.
-          Rodinhas de conversa e pesquisas sobre a Páscoa: significado, símbolos e valores morais;
-          Atividades na sala de aula como: pintura, recorte e montagem;
-          Confecção de máscaras, cartazes e murais;
-          Cantar músicas relacionadas ao tema;
-          Pintura no rosto com tinta guache;
-          DVD musical e de desenhos;
-          Apresentações como: teatro, músicas, jogral entre outros;
-          Entrega de lembrancinhas e ovos de Páscoa.

Recursos
- humanos;
- E.V.A.
- Cartolina para as máscaras;
- Papel grafite;
- Pincéis;
- Tinta guache;
- Chamex;
- Lápis de cor;
- Giz de cera;
- Pincel de pêlo;
- Músicas;
- Som/Cd/DVD;
- Símbolos pascais;

Avaliação:
            Dar-se-á por meio da observação cuidadosa dos professores registrando o interesse, a participação e o desenvolvimento individual e coletivo das crianças durante a realização das atividades.

Projeto dia das Mães

Cronograma: __/__ à __/__/____.
Apresentação
             Este projeto tem como finalidade homenagear as mães, valorizando o seu papel na vida das crianças. É papel do professor resgatar valores que às vezes ficam adormecidos no coração das crianças e com o desenvolvimento do projeto dia das mães pretendemos resgatar o amor materno executando atividades com músicas, pintura, confecção de lembrancinhas, etc.                                  
Justificativa:                                                                                                                      
            A Escola Municipal João Manoel da Silva, vem por meio desse projeto ressaltar a importância da mamãe em nossa vida e o respeito mútuo que devemos ter com elas e as outras pessoas.
Objetivo Geral
·         Comemorar o Dia das Mães, destacando o carinho, o amor e o respeito que devemos ter com as mães durante a nossa vida.
Objetivos específicos
·         Fortalecer os laços afetivos na família, valorizando o papel da mãe como elemento fundamental no contexto familiar;
·         Reconhecer o carinho e o respeito dos filhos para com as mães;
·         Socializar entre si;
·         Aprimorar a criatividade;
·         Adquirir gosto pela arte, por meio das atividades propostas;
·         Expressar-se por meio da música;                   

Procediemntos
-          Realizar atividades em sala como: desenhar, recortar, pintar e colorir com tinta guache figura relacionada ao dia das mães.
-          Rodinhas de conversa sobre o amor materno, a obediência e respeito que devemos ter com as mães.
-          Músicas relacionadas ao tema e ensaio de coral, músicas, dança,  jogral das crianças para apresentação aos pais e colegas.
-          Confecção de lembrancinhas, cartazes e murais.
-          Servir o café da manhã.        
-          Confecção de cartões e lembrancinhas.
Recursos:
·         Chamex;
·         Tinta guache;
·         Som/CD;
·         Papel cartão;
·         Cartolina;
·         Cola;
·         Tesoura;
·         Cola gliter;
·         Giz de cera;

Avaliação
           Dar-se-á por meio da observação das professoras registrando o interesse, participação e o desenvolvimento individual e coletivo das crianças durante a realização das atividades.
 


Projeto Festa Junina

 

Cronograma: __/__ à __/__/____.


Justificativa
            Com o intuito de mantermos a tradição em nossa comunidade escolar, realizaremos este evento, pois a festa junina oferece um amplo espaço para a troca de informações e experiências. A escola no propósito de cultivar nossas raízes culturais promoverá uma maior integração entre a escola e a comunidade local, com o desenvolvimento do evento.

Objetivo Geral

  • Conhecer as características da festa junina, valorizando a tradição do folclore brasileiro ressaltando seu aspecto popular, social e religioso. Promovendo assim a socialização entre a comunidade escolar e a sociedade, adquirindo novos conhecimentos e novas culturas;

Objetivo específico

  • Desenvolver a socialização entre nossos alunos;
  • Ouvir com interesse as informações trazidas pelos colegas;
  • Desenvolver o ritmo e habilidades motoras;
  • Demonstrar os diferentes modos de viver e as características culturais de cada região brasileira, bem como a importância de preservar as tradições e particularidade de cada região.
  • Arrecadar fundos para investimento na escola, visando proporcionar maior conforto aos educandos e educadres.

Desenvolvimento

            Serão trabalhado em salas de aula durante a semana os conteúdos curriculares referentes à festa junina de maneira interdisciplinar.
- Pesquisas em livros e revistas
- Confecção de cartazes e murais
- Pintura, colagem e desenho livre
- Ensaios para quadrilha com a participação e organização e organização do Conselho Escolar.

Culminância
            Encerraremos o Projeto no dia __ de junho a partir das __h00, onde teremos a tradicional quadrilha com a participação dos alunos, pais e funcionários, além de outras atrações como pescaria, comidas típicas entre outros.
Previsão de recursos
            Para o bom desempenho da festividade, teremos uma distribuição de tarefas e responsabilidades entre pais e funcionários, que irão ajudar na bilheteria, portaria, pescaria, decoração, bar, caixa, cozinha, segurança, faxina, ensaios, animação da quadrilha e organização geral.
            Solicitaremos o reforço policial à 6 CIPM e segurança efetiva, o apoio do Corpo de Bombeiros e do Conselho Tutelar durante a realização do evento. Pediremos à Secretaria de Educação e Cultura a disponibilidade do Aparelho de Som para abrilhantar a nossa festa.

Avaliação
            Serão avaliados a participação, o interesse, a responsabilidade e a criatividade dos alunos, professores pais e demais funcionários nas confecções de ornamentos decorativos durante a execução dos ensaios e na realização do citado evento.
 

Projeto dia dos pais

Cronograma: __/__ à __/__/____.
Justificativa
            No segundo domingo do mês de agosto comemoramos o Dia dos Pais. É necessário despertar na criança sentimentos de amor e gratidão com o Pai. Dessa forma, durante esses dias que antecede essa data, trabalharemos músicas, histórias textos e atividades referentes ao Dia dos Pais. As músicas alegram. As histórias encantam e dá asas a imaginação. Nesse caso, podemos ouvir, cantar, contar e recontar, memorizar, atuar, imitar, enfim, participar ativamente de atividades que com certeza, vão trazer muita aprendizagem e principalmente muito prazer e alegria as crianças.

Objetivo geral
·         Promover a interação entre a escola e a família, valorizando a importância da presença do pai na vida escolar do filho e desenvolver a gratidão e o afeto entre pai e filho, ampliando laços afetivos entre ambos.

Objetivos:
·         Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre a família.
·         Levar a criança a demonstrar sua amizade, gratidão e o respeito pelo seu pai ou avô, homenageando-o com ternura;
·         Valorizar e descrever a figura do pai ou avô oralmente e através de desenhos;
·         Ler, interpretar e produzir textos referentes ao tema;
·         Relacionar-se com a figura paterna ou a ausência dela.
·         Estimular a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, idéias, etc.
·         Interpretar músicas e canções diversas;
·         Desenvolver a criatividade da criança;
·         Estimular o raciocínio e a atenção;
·         Conscientizar os pais sobre sua importância na vida escolar de seus filhos.

Desenvolvimento:
- Rodinhas de conversas;
- Histórias e músicas relacionadas a Pais;
- Ler, escrever e interpretar textos referentes ao tema;
- Produção de textos, poemas; frases e acrósticos;
- Montagem de mural;
- Confecção de lembranças;
- Cartão – ilustração do cartão;
- Desenho livre no caderno e em chamex;
- Confecção de dobraduras;
- Realização de entrevista com o pai;
- Dramatizações da profissão dos pais;
- Brincadeiras e jogos;
- Desenho livre dos pais e familiares;
- Apresentações em homenagem aos pais.
            No decorrer da semana os professores irão trabalhar com atividades que envolvam o nosso alunado e seu cotidiano familiar através de debates, produções textuais, confecção de cartões e lembrancinhas entre outros.

Avaliação:
            Ocorrerá por meio de registro por parte do professor no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos durante a realização das atividades propostas em sala.

Culminância:
            Será feito um mural para expor todas as atividades desenvolvidas durante a realização do projeto e no dia __ de agosto de ____ às __h00, finalizaremos o com um encontro para os pais, onde teremos uma apresentação realizada pelos alunos do turno matutino e outra do turno vespertino, iremos promover também um bingo com o intuito de descontração e lazer entre pais e filhos.   

Recurso:
Papel pardo, tinta guache, pincel, som, CD, TV, DVD, chamex, canetinha, fita adesiva entre outros.

OBS: As crianças que não têm a presença do pai biológico devem participar da aula normalmente. Cabe ao professor tratar com naturalidade do assunto e conversar sobre as diferentes famílias existentes nos dias de hoje, deixando claro que o PAI homenageado é o homem que nos dedica amor e carinho, independente dos laços consaguíneos.
Projeto Folclore

Cronograma: __/__ à __/__/____.
Justificativa
            O folclore é de valor integral na cultura. Merece ser estudado e aproveitado sobre todos os aspectos, intelectuais, artísticos, educacionais, técnicos e recreativos.  
             Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece. Folclore... conjunto de usos, costumes, folguedos, artes, técnicas, lendas, mitos, provérbios e advinhações que expressam as maneiras de pensar, sentir e agir do povo.   
            Acreditando na necessidade das crianças estarem em contato desde muito cedo com o texto literário, com a produção cultural de nossa sociedade é que pensamos em desenvolver um trabalho, tendo como eixo a linguagem poética contida nos poemas, poesias, parlendas, canções de ninar e quadrinhas. 
            Quando uma criança escreve uma poesia e desenha figuras, não é exatamente porque um futuro poeta ou artístia plástico está lutando para desabrochar. A  criação é necessária para um desenvolvimento sadio. Existem potencialidades criativas que dizem respeito a cada um de nós, em qualquer fase da vida. Segundo Vygotsky, vivenciar a leitura de um poema ganhar outra dimensão quando se sabe que a criação artística auxilia a criança a superar a estreita e difícil passagem para o amplo funcionamento de sua imaginação criadora, o que vai direcionar uma fantasia para uma nova etapa do desenvolvimento intelectual harmônico. O poema desperta o ritmo, o som e a possibilidade de brincar com todos os sentidos. As parlendas são formas poéticas muitas antigas que cumprem essa função. Consistem no desenrolar prazeroso de um jogo de palavras rimadas, um tesouro da cultura popular. De forma lúdica, elas ampliam as possibilidades de comunicação e expressão e promovem o interesse pelos vários gêneros orais e escritos.

Objetivos gerais
·         Aproximar os acontecimentos da atualidade, do mundo que nos cerca, com a sala de aula.
·         Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.

Objetivos específicos
·         Conceituar a palavra Folclore;
·         Descobrir as principais manifestações folclóricas do nosso país;
·         Resgatar a sabedoria dos mais velhos através de pesquisas;
·         Valorizar a cultura popular;
·         Conhecer o significado e a ortografia das palavras;
·         Desenvolver a oralidade;
·         Ver e ouvir poesias dramatizadas pela professora;
·         Entrar em contato com as características do texto poético (musicalidade, ritmo, diagramação);
·         Participar de atiidades que envolvam histórias, parlendas, brincadeiras e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre o Folclore
·         Estimular e desenvolver o gosto pela música e dança da cultura popular;
·         Produzir trabalhos artísticos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
·         Interpretar parlenda, músicas e canções divertidas.

Procedimentos
            Serão trabalhados em sala: TROVAS – são quadrinhas populares ricas de conteúdos, de fácil memorização; PROVÉRVBIOS – são frases que o povo fala e servem como um bom conselho; TRAVA-LÍNGUA – é uma frase folclórica que oferece dificuldades de pronúncia, principalmente quando é falada depressa; MÚSICA – com melodias e letras da cultura popular.                                    
-         Rodinhas de conversa
-         Pesquisas em livros e revistas
-         Produções textuais e artísticas
-         Desenho, pintura e colagem entre outros.

Culminância
            Após trabalhar em sala as diversas manifestações do folclore brasileiro será realizado no dia __ de agosto, apresentações de teatro, parlendas, músicas, danças entre outros, no turno matutino às __h e no turno vespertino às __h.

Avaliação
            Conforme as oportunidades exploradas durante o desenvolvimento do projeto inúmeros são os conceitos formados e objetivos atingidos. A avaliação será contínua pelo professor conforme o interesse da criança e o seu desenvolvimento.
 
             
Projeto Pátria
Cronograma: __/__ à __/__/____.
Justificativa
            D. Pedro I, ao chegar de Santos, encontrou nas proximidades do riacho do Ipiranga, emissários do Rio de Janeiro, que lhe traziam mensagens de Lisboa que exigiam seu imediato retorno a Portugal.
            Com as mensagens vinham cartas de José de Bonifácio, de Dona Leopoldina e do deputado Antônio Carlos, onde pediam a reação do príncipe.
            D. Pedro sentiu que era chegada a hora, e mesmo local, 07 de setembro de1822, ás margens do riacho Ipiranga com o célebre grito: “Independência ou morte”, decreta independência do brasil de Portugal.
            Afim de ampliar os conhecidos de nossos alunos e por perceber que se faz necessário comemorar a “Semana da Pátria” e indispensável em nossas escolas pois proporciona ao professsor oportunidade de formar na criança o conceito de Pátria, despertando nos mesmos o sentimento de patriotismo.

Objetivo geral
·         Conscientizar os alunos sobre a importância de amar a pátria, respeitar e conhecer sua história, seus símbolos afim de compreender a significação da data “Sete de setembro” e a grandeza econômica, social e ambiental do nosso país.

Objetivos específicos
·         Despertar em nosso alunado o sentimento de patriotismo;
·         Formar atitude de respeito aos símbolos brasileiros;
·         Desenvolver a compreensão do nosso passado histórico;
·         Compreender a razão dos festejos da Semana da Pátria;
·         Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
·         Resgatar a cidadania do povo brasileiro.

Procedimentos
            Este conteúdo será trabalhado de maneira interdisciplinar no decorrer da semana que antecede o dia da Pátria. 
            Teremos o dia de ouvir o hino nacional, hastear e arriar a Bandeira Nacional, logo após o hasteamento e arriamento teremos um momento cultural no qual, as turmas irão apresentar homenagens à Pátria, através de poesias, redações, coreografias, quadrinhas e músicas.

Culminância
             No dia __/__ às __h, teremos as atividades extraclasse do turno matutino: ouvir e cantar o Hino Nacional, hastear e arriar a Bandeira Nacional e em seguida, apresentações realizadas pelos alunos em homenagem à Pátria. E no turno vespertino as atividades extraclasse serão às __h.

Recurso
-         Rodinhas de conversa
-         Textos informativos
-         Papel grafite e cartolina
-         Pincéis
-         Som/CD
-         Bandeira Nacional entre outros.

Avaliação
            Será avaliado o interesse, a participação e o respeito dos alunos pelas atividades proposta sobre o tema.
 

 Projeto Semana do Trânsito
Cronograma: __/__ à __/__/____.
Justificativa
            O homem, no decorrer da história, busca soluções para o deslocamento de bens e pessoas pelas diferentes regiões: dos deslocamentos a pé dos povos primitivos ao surgimento do carro particular e coletivos de transporte. Na busca de estabelecer uma rede organizada de atransportes, que ofereça melhorias dos graves problemas de congestionamentos, poluição, acidentes de trânsito.
            Então medidas de controle do tráfego de pessoas e automóveis são criadas para aumentar a segurança, o aproveitamento mais racional das vias públicas e reduzir os efeitos negativos no meio ambiente. Para isso foi criado o novo Código de Trânsito afim de diminuir os acidentes, orientar e coibir os alunos no trânsito através de campanhas e projetos de conscientização da população e ensino na escola.
            A educação das crianças para a prevenção dos problemas de trânsito precisa iniciar cedo, ainda no lar, através dos exemplos dos pais, continuando durante a vida escolar.
            Com o intuito de desenvolver o senso de responsabilidade nas crianças para com o trânsito, escolhemos esse tema, o qual é fundamental a todas as pessoas em sua vivência.

Objetivo geral
·         Ampliar os conhecimentos dos alunos e o senso de responsabilidade para com as leis de trânsito, a fim de preservar a sua vida e de seus familiares.

Objetivos específicos
·         Reconhecer a importância dos sinais de trânsito e a conscientização destes com seu cotidiano;
·         Conhecer os sinais e placas de trânsito que fazem parte do seu dia a dia;
·         Conscientizar os alunos de que o bom andamento do trânsito depende de todos nós;
·         Observar as leis de trânsito e sua aplicação na prática.

Procedimentos
            No decorrer da semana os professores irão trabalhar com diversos tipo de atividades interdisciplinares que envolvam o alunado, trabalhando com placas de trânsito, noções de primeiros socorros, conhecimento do Código Nacional de Trânsito, confecção de mural e cartazes, palestras educativas e contamos com a colaboração e participação da superintendência Municipal de Trânsito.
-         Confeccionar palavras e termos utilizados no Código Nacional de Trânsito;
-         Trabalhar com as placas de trânsito interpretando seus significados;
-         Confeccionar cartazes educativos e murais alusivos;
-         Promover palestras sobre o trânsito;
-         Relacionar as condições das estradas com acidentes em rodovias;
-         Perceber como é importante os primeiros socorros adequados para salvar vidas.

Avaliação
            Neste evento avaliaremos a participação e o interesse dos alunos sobre os tema propostos.
 

 Projeto dia da Criança

Cronograma: __/__ à __/__/_____.

Justificativa:

            No dia 12 de outubro comemoramos o “Dia das Crianças”. Nesse dia, preparamos para homenageá-las com gincanas, brincadeiras, muita alegria e animação.
            No decorrer do ano, sabemos que a criança participa de atividades diversificadas, algumas vezes desgastantes, onde a troca de experiências e aprendizagem é constante. Ao se aproximar o dia das crianças, é importante priorizar os valores da infância, sendo esta, uma etapa única merecedora de atenção e cuidado.
            Promover a sociabilidade e a interação entre os colegas, com partilhas e momentos de cooperação de forma lúdica e descontraída, favorece o resgate da infância, da espontaneidade e da alegria, próprias dessa etapa muitas vezes manchada pelo mundo adulto.

Objetivo geral:
·          Promover, durante o dia da criança, atividades extraclasse, variadas e interessantes, visando dar a criança oportunidades de lazer e sociabilidade educativas. 
                                                                            
Objetivos específicos:
·         Interagir e relacionar-se bem em atividades grupais;
·         Apreciar o brinquedo e atividades lúdicas;
·         Desenvolver atenção, expressões artísticas e a percepção sobre si e o outro;
·         Evidenciar direitos e deveres da criança;
·         Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
·         Proporcionar jogos e brincadeiras.
                                                                                                   
Conteúdos:

·         Rodinhas de conversa;
·         Histórias contadas;
·         Filmes musicais;
·         Histórias com fantoches;
·         Músicas com gestos;
·         Expressividade (dança);
·         Coordenação motora (desenho, colagem etc);
·         Expressão corporal;
·         Brincadeiras variadas;
·         Poemas;
·         Confecção de cartazes;
·         Confecção de máscaras;
·         Confecção de lembrancinhas, etc.

Procedimentos:

- Rodinha de conversas sobre os direitos e deveres das crianças;
- Conversa informal sobre boas atitudes e regras de comportamentos;
- Histórias variadas (figuras, fantoches);
- Promover momentos lúdicos de movimentos, gestos e imitações;
- Assistir DVD dançante, acompanhar cantando e dançando;
- Produzir cartazes, desenho, pintura e colagens com papel;
- Confeccionar cartazes com músicas e poemas;
- Brincadeiras promovidas na sala e no pátio;
- Confeccionar brinquedos de sucata;
- Gincanas e jogos de entretenimento;
- Confeccionar máscaras e dobraduras;
- Promover um lanche especial (pipoca, cachorro quente, bolo, etc) e entrega de lembrancinhas.

Recursos:

            Humanos, audiovisuais, livros, tinta, lápis de cor, brinquedos, sucatas, papel grafite, pincel, elástico, papel, EVA, TNT, balas, pirulito, guloseimas etc.

Avaliação:

            A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. Será observado o envolvimento e a cooperação com os colegas no desenvolvimento das atividades. Pois, a observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.

Culminância:
            Realização de apresentação de músicas, histórias e teatro para toda a escola.
 

Projeto Alimentação e Saúde

Cronograma: __/__ à __/__/____.
Apresentação
            Para realizar atividades como andar, brincar, correr, estudar e trabalhar nosso corpo precisa de substâncias contidas nos alimentos que comemos. Uma alimentação à base de verduras, frutas, legumes, leite e derivados, ovos e carnes (peixe, aves e gado) entre outros proporcionam uma boa saúde em todas as fases da vida.
            Sendo assim, este projeto tem a pretensão de focalizar a importância da alimentação saudável e a valorização dos profissionais envolvidos no preparo da merenda escolar e da higiene da escola.

Justificativa
            A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais: (1) ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais; (2) ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por meio da oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar e (3) ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas.
            O mercado da alimentação tem sido um dos mais prósperos da última década e sua conceituação vem se aperfeiçoando de segurança alimentar para segurança do alimento. De norte a sul, de leste a oeste, o assunto "Alimentação Saudável" é mais do que um tema: é uma meta.
            Neste contexto, Implantar uma campanha educacional sobre o Alimento Saudável por meio da disseminação da informação e da organização do caminho do alimento desde sua produção, perpassando pelo fornecimento de insumos da produção até a escolha do cardápio do consumidor final é um importante instrumento de conscientização.
            Assim, consciente de que o tema se insere ou, deve ser inserido, no primeiro campo de ação da prática pedagógica, observando a crescente curiosidade dos alunos a respeito dos alimentos e a valorização crescente em nosso país pela cultura, elaboramos este projeto que busca sondar a qualidade dos alimentos e os hábitos alimentares dos alunos e respectivas famílias. Dessa forma, será possível criar hábitos mais saudáveis e limitar os rotineiros e prejudiciais à saúde.
            Trazer aos alunos o ato de observar diferentes alimentos e identificar seus valores nutricionais é de suma importância, sabendo-se que muitos alimentos prejudiciais a saúde às vezes se torna mais dispendioso que um alimento saudável.

Objetivos gerais
  •  Conscientizar os alunos para os cuidados com a saúde através dos alimentos e como classificá-los;
  • Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.
  • Reconhecer a importância do trabalho das pessoas envolvidas no preparo da alimentação e da higiene e limpeza da escola.

Objetivos específicos

  • Identificar vários tipos de alimentos;
  • Desenvolver o conceito de alimentação e saúde;
  • Desenvolver os conceitos de quantidade, cores e formas;
  • Estimular a criatividade, imaginação e a observação;
  • Desenvolver a psicomotricidade e a socialização;
  • Valorizar as funcionárias da limpeza responsável pela sala de aula;
  • Pesquisar e registrar sobre a alimentação da família;
  • Buscar informações em diferentes fontes de forma a verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o assunto;
  • Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;
  • Refletir sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
  • Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
  • Valorizar o momento reservado à alimentação;
  • Usar a linguagem oral para expressar suas opiniões, idéias e necessidades;
  • Conhecer, pesquisar sobre o assunto “ Alimentação” e identificar situações concretas sobre o saudável e o não saudável para a saúde;
  • Participar de jogos e brincadeiras, atividades que envolvam o assunto citado, exercitando a escrita através de registros;
  • Trabalhar letras, números, escrita, leitura com atividades que abordem o conteúdo do projeto.

Metodologia
-          Músicas e dramatizações com fantoches
-          Colagens, pinturas e desenhos
-          Receitas variadas
-          Atividades com jornais e revistas
-          Atividades de português: textos informativos, produção textual, acrósticos, poesias, etc..
-          Atividades de matemática: fração, quantidades, cores, formas, medidas etc..
-          Jogos e brincadeiras
-          Experimentos e pesquisas
-          Rodinhas de conversa sobre o tema

Culminância
              No dia __ de outubro comemoraremos em nossa escola o dia da merendeira e na semana da alimentação faremos uma semana de conscientização na escola, valorizando o trabalho prestado por nossas merendeiras. Reuniremos os alunos em quatro equipes no matutino e quatro equipes no vespertino, onde farão homenagens as merendeiras com apresentações de poesias, músicas, danças e entregas de lembrancinhas de acordo com a criatividade do professor.

Avaliação
          A avaliação será diária e devidamente registrada através de observações do professor.
 

Projeto Feira de Talentos

Cronograma: __/__/____.
Justificativa
            Num mundo em constante mudança em que a produção do conhecimento e a inovação são indiscutivelmente necessárias para a construção de uma sociedade diferente daquela que conhecemos o desenvolvimento pleno do potencial dos mais novos afigura-se de extrema importância. O primeiro passo só pode ser dado quando aceitamos verdadeiramente as diferenças interpessoais, respeitando-as e promovendo-as. Os locais privilegiados para essa promoção são, indiscutivelmente, os múltiplos contextos educacionais que, face à cada vez mais premente necessidade de diferenciação pedagógica, se vêem obrigados a uma mudança de paradigma em termos de avaliação e de intervenção.
            Faz-se necessário oportunizar cada vez mais a expressão de cada indivíduo. Diante desta perspectiva cabe a escola incentivar e promover oportunidade para que seus alunos tenham voz e possam expor seus talentos de forma culta e altruísta.

Objetivo geral
  • Oportunizar aos alunos condições de expor seus talentos, expressando assim, seus anseios e necessidades.

Objetivos gerais
  • Desenvolver talentos pessoais e demonstrá-los a comunidade escolar;
  • Trabalhar o individual de forma a compartilhá-lo com o coletivo;
  • Apreciar as diferenças e dons dos alunos de forma agradável e familiar;
  • Permitir que a família compartilhe dos talentos de seus filhos.

Procedimentos
            Durante todo o mês de novembro os professores estarão incentivando seus alunos a pensarem sobre si, encontrarem seus talentos e colocá-los em prática. Os professores estarão relatando o que é um talento, as formas que podem se manifestar e como devem ser compartilhados com todos. Os alunos serão auxiliados pelos seus respectivos professores. No período de 01 a 05 de novembro os alunos estarão ensaiando para fazerem suas apresentações.

Culminância
            No dia __/__/____ será o encerramento do projeto com as apresentações da feira de talentos. No turno matutino acontecerá às __h e no turno vespertino às __h.

Recursos
            Todo o material necessário a realização da feira será fornecido pela escola.

Avaliação
            A avaliação será realizada pela observação das apresentações na feira de talentos.
 

 Projeto Semana da Família

Cronograma: __/__ à __/__/____.
Justificativa
            Quando se fala em família, entende-se logo uma reunião de pessoas constituídas de pai, mãe e filhos. É uma instituição antiga e de importância extraordinária, pois ela é a célula formadora de nossa sociedade. Todos nós vivemos numa sociedade e a família é a unidade básica da sociedade. Por isso é que a assistência social de um governo tem por objetivo proteger a família; é dever do Estado proporcionar educação à família. Enfim, a família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado. Os pais ou responsáveis tem o dever de assistir, criar e educar os seus filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar a amparar os pais ou seus responsáveis na velhice ou enfermidade.
            No intuito de proporcionar às famílias momentos de descontração, integração e prazer, a fim de resgatar em algumas famílias a responsabilidade delas para com a vida escolar e social de seus filhos, e a partir daí trabalhar em parceria com as mesmas, para que juntos possamos formar cidadãos responsáveis e críti8cos, que saibam exigir os seus direitos mas também cumpram com os seus deveres, decidimos desenvolver este projeto.

Objetivos gerais
  • Homenagear as famílias e demonstrar a elas a necessidade da vivência delas na vida escolar dos filhos, visando desenvolver nos alunos os aspectos cognitivos, afetivo e ético;
  • Considerar a data propícia para trabalhar o respeito, a pluralidade cultural, a ética, cidadania as diferenças existentes em nossa sociedade.

Objetivos específicos
  • Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
  • Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
  • Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;
  • Trabalhar o lógico-matemático, lingüística e produção de textos coletivos;
  • Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um;
  • Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
  • Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros.

Procedimentos
- Adaptar filmes sobre a família e exibi-los aos alunos;
- Trabalhar histórias em quadrinhos, literárias, músicas, fantoches, teatro e conto partindo do tema;
- Discutir o desempenho de cada membro da família, as diferenças e semelhanças;
- Fazer mural da família mostrando as diversas estruturas familiares, ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão...;
- Trabalhar a auto-estima e a responsabilidade de cada aluno, partindo do ajudante do dia;
- Trabalhar com os conteúdos sobre higiene e fazer com que eles se reflitam também em casa.
- Promover jogos
- Passeio na casa dos alunos
- Mural com palavras que ajuda na boa convivência

Recursos
A organização deste evento será realizada pelos professores alunos e demais funcionários desta unidade escolar, com recursos necessários para bem realizá-lo.
- Rodinhas de conversa
- DVD/TV
- Livros literários
            Cada sala estará adaptando os recursos conforme sua realidade.

Avaliação
            Será feita através de registros, de acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada aluno, individual e coletivamente.
"Ser professor é encarar uma situação nova a cada da e transformá-la em uma realização bem-sucedida."