"ERA UMA VEZ... UM SONHO...

"ERA UMA VEZ... UM SONHO...

... o sonho de manter acessa a chama vibrante, intensa e colorida da infância. Um tempo marcado pelo encantamento da atmosférica onírica que rege a primeira e mais importante fase de nossas vidas. Uma época singular, rica, pessoal e intransferível..." Pedagogia do Amor (Gabriel Chalita)

Ser professor é...

Ser professor é... Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou... Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original... Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender... Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado. Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo". Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...

domingo, 13 de março de 2011

Para Que Ler?



É notável que, quanto mais cedo se começa a ler, maiores são as chances de se tornar um leitor assíduo. Sabemos também que, à criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores, e é através dela que enriquecemos nosso vocabulário, obtemos conhecimento, dinamizamos o raciocínio e a interpretação.
A leitura frequente, ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler, também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.
Sendo assim, torna se imprescindível que o hábito da leitura seja estimulado desde a infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim com certeza ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz.
A leitura é extremamente importante, não apenas por ser fundamental em nossa formação intelectual, mas também por permitir a todos a entrada em um mundo diferente, cheio de sonhos e idéias.
Vale ressaltar que, é cientificamente comprovado que crianças que tem o hábito de ler desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida, sem contar que desenvolvem o senso crítico e mantem em um nível alto o rendimento escolar. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos e alunos.



Texto Ti@val
Vídeo http://www.youtube.com/watch?v=mccatnL2AY8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Ser professor é encarar uma situação nova a cada da e transformá-la em uma realização bem-sucedida."