"ERA UMA VEZ... UM SONHO...

"ERA UMA VEZ... UM SONHO...

... o sonho de manter acessa a chama vibrante, intensa e colorida da infância. Um tempo marcado pelo encantamento da atmosférica onírica que rege a primeira e mais importante fase de nossas vidas. Uma época singular, rica, pessoal e intransferível..." Pedagogia do Amor (Gabriel Chalita)

Ser professor é...

Ser professor é... Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou... Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original... Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender... Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado. Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo". Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Esforço e competência

Recebi esse texto do Profº Chafic e resolvi postá-lo a vocês. As palavras são belissímas e verdadeiras. Confira!!!
Prof. Chafic Jbeili – http://www.unicead.com.br/

Tenho estado obstinado a melhorar cada vez mais tudo aquilo que tenho proposto fazer na vida. O que reconheço não ser bom o bastante, designo quem possa fazer melhor. Repito diariamente à minha equipe e até já virou um chavão no escritório da UNICEAD: “Tudo que conseguimos com esforço até agora só se manterá com competência”.  Propus escrever essa frase na recepção, nas agendas e até em bilhetes no espelho do banheiro.
Esforço tem a ver com desbravar campos, conquistar oportunidades e chegar a algum lugar. Por sua vez, competência tem a ver com continuidade e manutenção daquilo que se desbravou ou conquistou arduamente. Sem competência para manter o que se conseguiu, o esforço da aquisição perde o sentido.
A palavra esforço é comumente utilizada para designar o ânimo, a energia ou a força que alguém emprega na realização de determinada tarefa, conforme desejado. O esforço é imprescindível para se alcançar alguma coisa na vida. Embora importante, o esforço não tem propriedades conservacionais, a competência sim.
A pessoa esforçada é geralmente dedicada, focada em seus objetivos e mantém pensamentos adequados quando o assunto é superar desafios e alcançar metas. Nesse processo, visão de futuro, boa dose de fé e preparo moral são essenciais na resiliência do indivíduo. No entanto, sem competência a pessoa esforçada poderá perder com considerável facilidade muito daquilo que conquistou com afinco.
Sem esforço é impossível realizar sonhos, obter qualidade de vida, perder alguns quilinhos, fazer aquela viagem, concluir a pós-graduação ou mesmo terminar projetos que tanto se desejam ver concretizados. O esforço é a mola mestra que reúne e impulsiona as forças físicas, morais e espirituais em direção àquilo que mais se deseja na vida, naquele momento. A intensidade do esforço determina a percepção de distância da linha de chegada.
Esforço é uma característica subjetiva, tácita. Por isso, ou a pessoa nasce com este atributo ou sentirá que tudo é mais difícil para ela conquistar. Esforço é algo que se exige e se cobra das pessoas, mas invariavelmente não se pode aprender ou ensiná-lo a alguém. Cada qual tem seu limite de esforço pré-determinado desde a infância.
Ao contrário do esforço, a competência é algo objetivo, que não se nasce sabendo, mas é algo que se ensina e se aprende. Competência se desenvolve e deve ser aprimorada constantemente, tornando-se indispensável caso se pretenda realmente aplicar longevidade àquilo que se conquistou outrora com necessário esforço.
Se esforço é uma característica pessoal, e eu diria até uma virtude admirável, marcada pela determinação e resiliência inatas, por sua vez, a competência é habilidade adquirida, composta de dois elementos básicos: Saber fazer e fazer bem. De que adianta conquistar amizades, obter um ótimo emprego, constituir família, ter filhos ou acumular bens se não se propõe aprender mantê-los como convém?
Saber manter as conquistas diz respeito aprender e desenvolver habilidades específicas e se tornar bom na consecução de práticas especiais, tornando-se hábil especialista na realização meticulosa de etapas importantes das mais variadas tarefas que se propõem fazer no dia-a-dia. Isto é saber fazer!
Fazer bem diz respeito a destreza, acuidade, polidez e capacidade de ajustes instantâneos para que se atinjam os objetivos propostos e da melhor forma possível, observando sempre a qualidade dos resultados. Então, saber fazer e fazer bem não podem ser dissociados; um completa o outro e ambos se tornam como coroa do esforço.     
Lembre-se e faça lembrar que por maior que seja o esforço de alguém na conquista de um sonho intensamente desejado ou mesmo de uma simples tarefa, somente a competência (saber fazer e fazer bem) poderá justificar o esforço desprendido, porque a glória de uma conquista consumada sempre será medida pela competência em sua conservação diária. Esforço e competência são imprescindíveis para pleno usufruto do sucesso!
Boa reflexão! Abraços.

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"Ser professor é encarar uma situação nova a cada da e transformá-la em uma realização bem-sucedida."