"ERA UMA VEZ... UM SONHO...

"ERA UMA VEZ... UM SONHO...

... o sonho de manter acessa a chama vibrante, intensa e colorida da infância. Um tempo marcado pelo encantamento da atmosférica onírica que rege a primeira e mais importante fase de nossas vidas. Uma época singular, rica, pessoal e intransferível..." Pedagogia do Amor (Gabriel Chalita)

Ser professor é...

Ser professor é... Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou... Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original... Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender... Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado. Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo". Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...

domingo, 2 de janeiro de 2011

Um alerta contra o risco das drogas

Tratar desse assunto em aula é tão importante quanto ensinar o que está no currículo
Encontrei este texto em uma Revista Nova Escola e achei-o interessantíssimo, pois trata-se de um assunto que merece muita atenção, principalmente de nós "educadores".

Temas transversais: Saúde - 3º ao 9º ano

Lutar contra o uso de drogas é uma questão fundamental, que precisa estar presente na sala de aula. esse é um tema de Saúde tão importante quanto outros já tradicionais em classe, como hábitos de higiene. a ignorância é o maior aliado de traficantes e viciados. Quem não conhece os tristes efeitos do álcool, cigarro e todo tipo de entorpecentes pode se sentir tentado a experimentar essas drogas. Como a pressão para o consumo é muito comum entre os grupos de adolescente, fica fácil entender por que temos a obrigação de mostrar claramente as terríveis consequências da dependência. Lembre-se: é triste, mas um de seus alunos pode ser vítima (direta ou indireta) do problema).

 Atividades
  1. Comece perguntando o que é droga e quais a turma conhece. As respostas vão depender da idade de seus alunos. Lembre-os de que existem produtos vendidos livremente tão perigosos quanto as drogas ilegais. Mostre, então, por que é proibido vender álcool para menores de 18 anos. E discuta as razões que fazem com que essa norma não seja respeitada no Brasil.
  2. Pergunte o que leva crianças e adolescentes a beber, fumar ou usar psicotrópicos. Provoque um debate, com a seguinte questão: quando algum amigo usa e oferece, é fácil ou difícil experimentar? Mostre em cartaz à classe e discuta a frase "Drogas: esperto é quem não usa". a conversa será mais rica com adolescentes, mas pode servir como alerta para os menores.
  3. Em educação Artística, uma ideia é propor que os alunos criem uma campanha com cartazes e folhetos antidrogras para expor na escola. Em português, os alunos podem redigir uma carta para um amigo, real ou imaginária, que seja dependente, tentando ajudá-lo.
  4. Divida a turma em dois grupos. O primeiro deve entrevistar pais, parentes e amigos. Sugira algumas perguntas. O que leva uma pessoa a consumir drogas? Como descobrir se alguém é dependente de que forma a família pode ajudar um filho com o problema? as respostas deve ser separadas de acordo com a idade dos entrevistados. a segunda equipe se encarrega de uma pesquisa sobre os riscos das drogas, usando a internet, biblioteca da escola e reportagens de jornais e revistas.
  5. Como conclusão, peça uma redação sobre o tema.
Fonte: Revista Nova Escola - Junho/julho, 2000, p. 18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Ser professor é encarar uma situação nova a cada da e transformá-la em uma realização bem-sucedida."