- Dona Dora, aqui é a diretora da escola da Emília.
- Ai, meu Deus! O que foi que a minha filha aprontou?
- Calma, dona Dora, ela não aprontou nada muuuuiiito grave! Ela é uma das melhores alunas da sua classe.
- Então, o que aconteceu? Ela se machucou?
- Não, dona Dora. Ela... Calma, dona Dora, eu explico. É que ela começou uma passeata aqui na escola, ela está reivindicando aula nas férias de julho e de fim de ano!
- O quê?! A Emília quer ter aula nas férias também?
- Pois é! ela até já conveceu alguns coleguinhas! estão começando uma passeata. Será que a senhora poderia vir aqui?
Meia hora depois:
- Emília, minha filha! Emília...
- Queremos aulas nas férias! Queremos aulas nas férias! Queremos aulas nas férias! Queremos aulas nas férias! Mãe, eu tô ocupada!
- Emília, para, Emília!
- Mãe, tô ocupada! Não tá vendo? Queremos aulas nas férias!
- Me obedece, hein?! Senão eu vou tomar uma providência.
- Mãe, tô ocupada! Queremos aula nas férias! queremos...
- Foi você quem pediu. (Cócegas.) Acorda já! (Mas cócegas.) Vamos acorda menina! (Mas cócegas.)
- Para, manhê. Hã! Eu tava sonhando?!
- Estava. e no primeiro dia das férias! A Aninha e a Juju estão lá fora te esperando pra brincar. Vamos, levanta.
- Aula nas férias?! Nem em sonho!
Tereza Yamashita e Luiz Bras
O retorno ao ano letivo sempre traz muitas novidades. Como devem ter sido as férias de seus alunos? Aproveite o gancho desta histótia para descontrair a turma, conhecer melhor os estudantes e, digamos, "quebrar o gelo".
O que fizeram nos dias de folga? Sempre há algo novo para contar. Uma viagem, uma brincadeira diferente, hospedagens na casa de parentes e até algum programa de televisão que ainda não tinham visto por falta de tempo.
Pois a proposta aqui é reunir todas essas informaçãos em um clássico escolar: a redação. sim, por que não?! Você, professor, deve avisar aos navegantes que o objetivo da atividade está longe de qualquer proposta de avaliá-los. O propósito é apenas o de dividir entre eles os momentos mais marcantes de um período que costuma ser muito agradável.
Para inspirá-los, comece conversando com eles sobre os dias de descanso de maneira muito informal. Você vai ver que um assunto puxa o outro e as novidades vão surgindo. Quando o clima estiver bastante descontraído, proponha que organizem as ideias no papel da seguinte forma:
1 - Uma introdução, apresentando o fato mais marcante das férias. É a hora de dizer rapidamente o que aconteceu, quando de que maneira, onde e por quê.
2 - Logo em seguida, podem desenvolver cada um dos pontos apresentados na introdução, contextualizando, isto é, fornecendo mais detalhes sobre o(s) evento(s) em questão.
3 - Por fim, é hora d4e concluir, expressando o que o(s) fato(s) relatado(s) significou(aram) para eles.
Mantenha a descontração enquanto eles escrevem para que as lembranças fluam sem a pressão de uma produção que os coloquem em prova. O objetivo aqui não é nem que você, professor, recolha o material. Seria interessante que, depois que todos terminassem, fosse feito um troca-troca dos textos. Cada um leria a redação de outro amigo e a turma, com base no bate-papo inicial, tentaria identificar a quem aquela produção pertence. Vamos lá?!
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