A participação efetiva dos pais nas atividades da escola enriquece o desenvolvimento das ações educadoras. (Por Priscila Padilha)
Dentro de um planejamento anual, as escolas têm um vasto calendário de atividades e eventos voltados a toda comunidade escolar, que dependem da adesão do público para que revertem em resultados positivos para a escola.
Idependente se a escola é pública ou particular, a participação dos pais no desenvolvimento dessas atividades culturais e educacionais é de extrema importância para o êxito das ações. Nas escolas públicas, projetos sociais estimulam a participação dos pais e da comunidade no dia a dia da escola. Nas instituições particulares também é possível viabilizar essa parceria entre pais e comunidade. É papel da gestão da escola estimular esse envolvimento, convidando os pais a fazerem parte de reuniões que definem o tema de alguns eventos como o "Dia das Mães", o "Dia dos Pais", a "Festa da Família", entre outros.
Se este convite não acontecer por parte da instituição que seu filho estuda, você, pai, pode se colocar à disposição para participar desses momentos.
A escola pode precisar de pais que representam uma profissão e possam colocar seus conhecimentos à disposição em determinado evento ou ação durante o ano letivo, como uma "Feira de Profissões", por exemplo. Pais de variadas áreas, como Medicina, Engenharia, Tecnologia, Comunicação, Artes etc. podem contar sobre a realidade das profissões escolhidas, na cidade onde moram, e quais os melhores caminhos para determinadas áreas de atuação. Outro exemplo no qual é possível a colaboração dos pais é o "Jornal da Escola", que pode trazer artigos sobre saúde, trabalho, opções de lazer na região, dicas de leitura e receitas típicas.
Outra maneira de participar das ações da escola é na elaboração de campeonatos esportivos ou de oficinas de artes. Os pais que jogam futebol podem ajudar a escola na definição das regras ou na busca por patrocinadores. Já as mães que têm talento com as artes, podem auxiliar na montagem de oficinas para alunos e comunidade.
Mesmo se tratando do desenvolvimento de atividades em escolas particulares, a ideia é a participação coluntária, com o objetivo de estar mais próximo do dia a dia da instituição.
(Por Priscila Padilha)
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